Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Cotas para negros nas universidades

O projeto de lei que quer garantir 20% das vagas para negros e pardos em todos as universidades do Brasil vem gerando opiniões opostas em toda a sociedade. Argumentos contra e a favor é que não faltam. De um lado aqueles que historicamente foram escravizados e discriminados e que vêem nesta política uma forma de diminuir as desigualdades sociais entre negros e brancos no país. E de outro, aqueles que se sentem prejudicados por verem as suas chances de passar no vestibular diminuídas, e injustiçados por sentirem que desta forma estarão pagando por políticas mal elaboradas, que não incluem todos de forma igualitária.
O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar o critério das cotas para negros. As duas universidades estaduais - UERJ, na capital, e UENF, em Campos - reservam 40% de suas vagas para negros e pardos, o que já ocasionou grande polêmica por lá.
O trecho acima foi retirado do site:http://www.ufpa.br/

Mais as pesquisas indicam que os negros e pardos representam 45% da população, mas são 64% dos pobres e 68% dos indigentes do país. Segundo o  Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O sistema de cotas é uma nobre iniciativa, mais tem gerado grandes controvérsias, e você o que acha? Deixe seu comentário =)

3 comentários:

  1. sou a favor, se os negros são a maioria dos pobres não é mais prático?

    ResponderExcluir
  2. A sina da época da escravidão , onde os negros não tinham direitos a nada continua rondando hoje em dia .. pois ainda acreditam que os negros são incapazes de conseguir traçar algum objetivo na vida , onde sempre estarão precisando de algum tipo de ajuda , tanto social , financeira... sou TOTALMENTE contra a este projeto. Não existe mais diferença , não consigo enxergar o mundo dividido, onde um negro não possui condições de estar no mesmo patamar que um branco .

    ResponderExcluir